domingo, 3 de agosto de 2008

Centro Budista Chagdud Khadro Ling - Três Coroas







Escondido no meio de uma montanha em pleno Rio Grande do Sul e de vistas lindas, o Centro Budista de Três Coroas atrai um turista que não quer saber de comprar casacos de malha e se entupir de galeto. Aquela estradinha de terra, de mais ou menos 7km que começa na RS-115 e serpenteia morro vale a pena. É tanta subida e curva, barro e pó que o visitante às vezes acha que se perdeu. Mas ao chegar lá, é possivel entender o porque de ser tão retirado: é pra se desligar do resto do mundo, mesmo!


É só seguir as placas até uma que diz mais ou menos "bem vindos ao centro budista - não é permitido fumar além desse portão". Depois de mais uma subida acompanhada de curva, a visão que se tem é de ser transportado diretamente para o Tibet. Não parece mais a serra gaúcha. Três Coroas, Dharamsala ou Lhasa, tanto faz: estamos em território budista. O templo, lindo e imponente, de um vermelho rosado bem no alto de uma colina. As casinhas ao redor. As bandeirinhas tibetanas, que se espalham mantras (orações) ao vento. As montanhas e o verde. A calma. Boa pedida pra conhecer outra cultura, enfim, outro mundo!


O Centro Budista está localizado em Àguas Brancas, 1211 a 8km da sede do município de Três Coroas, com acesso pela RS 115 e RS 020.
O complexo de monumentos sagradas erguidos no centro budista pode ser visitado de terça a dsexta, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h, e nos sábados e domingos, das 9h às 17h, exceto nos períodos de retiros espirituais.
Para grupos com mais de 10 pessoas é necessário agendar através do telefone (51) 3546-8200, e-mail info@chaddud.org ou atendimento on-line via msn centrobudistatc@yahoo.com.br


Pra saber mais




Nenhum comentário: