sábado, 11 de outubro de 2008

He-man explicando a crise financeira mundial...

LÍDER

Filme BEZERRA DE MENEZES - O DIÁRIO DE UM ESPÍRITO









Ontem assisti no GNC Cinemas de Novo Hamburgo o filme "Bezerra de Menezes". O filem faz uma reconstituição do Ceará e Rio de Janeiro do século XIX, contando a história do médico Bezerra de Menezes, que ficou conhecido como sendo o "médico dos pobres", por sua trajétoria de caridade enquanto profissional da saúde. Porém o mais importante é sua forte ligação com o espiritismo, onde se identificou largamente com o tema, e defendeu os princípios em uma época de forte repressão religiosa, perante a população majoritariamente católica da época.


Interresante enquanto produção cearense, com seus atores desconhecidos (pelo menos pra mim), junto com algumas figuras carimbadas, como o global Carlos Vereza no Bezerra de Menezes. Mas, apesar de produtora forte por trás do filme, algumas interpretações achei bem fracas, além da maquiagem do filme ser muito ruinzinha...Mas vale enquanto manifestação da cultura espirita!





O que acabei de ler: Memórias de minhas putas tristes - Gabriel García Márquez



Ao ler o título do livro até pode se entender como sendo pornográfico, mas ao ler as primeiras paginas, imagine um livro que mostra o ocaso de uma vida, com suas experiências, limitações, frustrações e sonhos. Pode até ser erótico, vai depender do que você estiver procurando quando abrir o pequeno livro e começar a ler.
Mas é impossível deixar de perceber poesia no texto de Garcia Marquez. Um homem que, no aniversario de seus 90 anos de idade, se da ao luxo de ter uma experiência que nunca teve em toda vida, e a partir desta experiência, se dar conta de coisas que passaram despercebidas...
Não poderia deixar de copiar uma frase do livro, para refletir:
"Um homem só deve olhar o outro de cima para baixo, se for para estender a mão e ajudá-lo..."
Boa leitura!!!