quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Novas regras de basquete

Novas regras para Basquete e alterações



A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) disponibiliza um link com as alterações aprovadas para a modalidade já a partir do dia 1º de outubro deste ano e outras que entrarão em vigor apenas em 2010. As mudanças foram aprovadas pela Federação Internacional de Basquete (FIB) e visa unificar as regras em todo o mundo.
Dentre as alterações que iniciarão já este ano, estão a proibição dos atletas usarem camisetas por baixo do uniforme de sua equipe e a marcação de faltas pelo simples ato de girar ou balançar os cotovelos, mesmo sem contato com o adversário. Contudo, as principais mudanças na regra virão a partir de 1º de outubro de 2010, ou seja, para as competições de alto nível, como os Mundiais, e a partir de 1º de outubro de 2012, para nível médio, como os Jogos Olímpicos. Entre as mais significativas estão o aumento da distância para a marcação de cestas de três pontos, que atualmente é de 6,25m e passarão a ser de 6,75m. O garrafão também sofrerá alteração,pois terá a forma de um retângulo.








BLOG DE SARAMAGO




José Saramago estréia blog na internet

O escritor português José Saramago lançou, nesta semana, um blog na internet para estabelecer uma nova forma de comunicação com seus leitores.
Segundo o autor, o espaço irá trazer "o que for, comentários, reflexões, simples opiniões sobre isto e aquilo, enfim, o que vier a talhe de foice".
Intitulado O Caderno de Saramago, o blog está disponível dentro do site da Fundação Saramago e já conta com dois textos publicados pelo Prêmio Nobel de Literatura.
No primeiro, de 15 de setembro, o escritor resgatou um texto antigo sobre Lisboa, segundo Saramago, uma verdadeira "carta de amor" à capital portuguesa.
"Decidi então partilhá-la com os meus leitores e amigos tornando-a outra vez pública, agora na página infinita de internet, e com ela inaugurar o meu espaço pessoal neste blog", escreve Saramago, ao apresentar o texto.
Na entrada desta terça-feira, o autor comenta o pedido de desculpas da Igreja Anglicana a Charles Darwin por não compreender sua teoria evolucionista.
"Nada tenho contra os pedidos de perdão que ocorrem quase todos os dias por uma razão ou outra, a não ser pôr em dúvida a sua utilidade", declarou o escritor em seu blog.
Saramago terminou um novo livro, chamado A Viagem do Elefante, que será lançado em breve em espanhol, português e catalão. Um trecho da obra está disponível no blog da Fundação José Saramago (http://www.josesaramago.org/Entrada_Fundacao.aspx), onde também está hospedado o blog do escritor.