sábado, 27 de setembro de 2008

O que estou lendo agora: Ensaio Sobre a Lucidez - José Saramago

Numa manhã de eleições que parecia normal como todas as outras, na capital de um país imaginário, os funcionários de uma das seções eleitorais se deparam com uma situação insólita, que mais tarde, durante as apurações, se confirmaria de maneira espantosa.Aquele não seria um pleito como tantos outros, com a tradicional divisão dos votos entre os partidos "da direita", "do centro" e "da esquerda"; o que se verifica é uma opção radical pelo voto em branco, com 83%. Usando o símbolo máximo da democracia - o voto -, os eleitores parecem questionar profundamente o sistema de sucessão governamental em seu país.

Ao narrar as providências de governo, polícia e imprensa para entender as razões da "epidemia branca" - ações estas que levam rapidamente a um devaneio autoritário -, o autor faz uma alegoria da fragilidade dos rituais democráticos, do sistema político e das instituições que nos governam.

Este foi o primeiro livro de Saramago que li. Me surpreendi com seu estilo peculiar de escrever: NENHUM personagem tem nome próprio, apenas referencias ("o presidente", "a esposa do ministro", "o mesario"); grandes parágrafos de escrita; e a sua vontade de mesmo com a tradução/adaptação para o português brasileiro, respeitar a escrita original de seu pais, como actualizado, secções, etc...

Mas é um livro que me deixou extremamente encucado: e se for assim no próximo dia 05/10/08 no Brasil? Simplesmente, dizermos pelo voto que todos que estão concorrendo não são bons suficientes pra nós? Duvido muito que teríamos maturidade pra isso, mas seria muito louco...

Treino Pré GREnada 28/06/08 COPADO HJ DE MANHÃ







Não pude ir, mas gostei muito da atitude da torcida do Internacional de comparecer ao treino, e também da atitude dos gremistas mostrando o melhor espírito de 'paz nos estádios'.
É de demonstrações como esta que o mundo carece nos dias de hoje. Ouvi falar que nos próximos grenais, as torcidas não vão ficar divididas, será uma miscelânea no clima de paz e fraternidade. Parabéns a torcida do inter, que como escola da geral do Gremio que é, se fez presente no treino/espetaculo de hj de manha, como nos mostra a imagem abaixo:









http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=35482&channel=41